Solicitou serviço a prefeitura e não foi atendido? Peça apoio a Ouvidoria

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A OGM (Ouvidoria Geral do Município) deve ser procurada quando não houver uma resposta ou solução satisfatória por parte de algum orgão municipal. A Ouvidoria presta o atendimento de segundo nível, para registrar elogios, reclamações, denúncias ou solicitações.

Vamos a um exemplo prático: Foi registrado uma reclamação de alagamento ou ponto viciado de lixo no SP156, porém foi concluido sem nenhuma solução ou resposta insatisfatória. O cidadão coleta as evidências como fotos, protocolos registrados com relação a um único assunto e denuncia para a Ouvidoria. O prazo de atendimento dos registros na Ouvidoria é de 30 dias corridos. O serviço da Ouvidoria é importante por atuar nesses casos e também elabora propostas para a solução de problemas.

Segundo o Portal SP156, deve ser contatado a ouvidoria quando:

  1. Quando não conseguir acesso à solicitação do serviço público desejado, seja por falha, indisponibilidade ou negativa de atendimento;
  2. Quando for aberta uma solicitação de serviço, por meio dos canais oficiais de atendimento da Prefeitura, e essa for respondida pelo órgão como finalizada sem que o serviço tenha sido realizado por completo ou ainda, caso tenha sido executado de forma inadequada;
  3. Quando for aberta uma solicitação de serviço, por meio dos canais oficiais de atendimento da Prefeitura, e o seu prazo de atendimento esteja vencido, sem a comprovada execução do serviço;
  4. Quando o cidadão ou cidadã se sentir mal atendido(a) pelo(a) agente público(a) com o qual manteve contato, ou quando o local de atendimento não tiver as condições adequadas para a prestação do serviço, seja em termos de instalações ou de organização.

ATENÇÃO: Dependendo do tema abordado é interessante anexar provas como fotos e vídeos. Tenha em mente quanto mais evidências e provas que tiver em mãos torna o pedido incontestável. Não é obrigatório, mas é uma boa prática.

Entre em contato por email

É possível enviar emails para a ouvidoria, seguindo as orientações informadas acima. A vantagem do email é não ser necessário logar no Portal do SP156 para contatar a ouvidoria e preencher todo o formulário da Ouvidoria. Escreva um texto explicando detalhadamente com os números de protocolos registrados e se possível anexe fotos ou videos. Mas fique atento, o máximo permitido de anexos no email é 10 mb. Se ultrapassar os 10 mb o email não será enviado, retornando erro. Caso tenha muitos anexos é necessário preencher o formulário eletrônico pelo Portal SP156. Pelo portal é possível anexar vários arquivos de ate 50 mb.

Abaixo os contatos de email da Ouvidoria Geral do Município:

Direcionar denúncias para Ouvidoria:

Uma observação importante é acrescentar no final do email os seus dados pessoais. Isso é extremamente importante para um contato e registro. Não é obrigatório, mas é uma boa prática e assim sua denuncia nao será anônima.

Nome Completo:
Endereço:
CEP:
Bairro:
CPF:
Idade:
Data de Nascimento:
Telefone para contato:

Ouvidoria Geral no Portal SP156

Além dos emails, é possível denunciar por formulário eletrônico dentro da própria pagina do SP156.

Após clicar em Ouvidoria Geral do Município, selecione o tipo de serviço:

Dependendo do que for registrar, por exemplo uma Reclamação na Ouvidoria, é necessário preencher os campos:

  • Você deseja manter sigilo sobre seus dados? (Sim ou Não)
  • Orgão: Se não souber selecione a Subprefeitura da sua região. Tem vários outros como Controladoria Geral, Corregedoria, AMLURB e muitos outros.
  • Protocolo: Se tiver mais de 1 protocolo do mesmo assunto, digite apenas 1 protocolo e os demais especifique na descrição.
  • Incluir anexos: Limite de 50 mb cada.

Lembrando que essas informações acima são apresentadas apenas no formulário de Reclamação. Para outros tipos como: Solicitação, Elogio, Denúncia será apresentado outros formulários.

Vamos cobrar nossos direitos corretamente e exercendo nossa cidadania. Juntos para uma São Paulo melhor.

Referência: Prefeitura de São Paulo

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