SMSU – Entenda o propósito da Secretaria de Segurança Municipal

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A SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) é um órgão com a finalidade de auxiliar as Subprefeituras, descentralizando os serviços administrativos do Município. A SMSUB auxilia em algumas iniciativas, como por exemplo coordenar e promover a padronização do serviços prestados aos cidadãos pelos orgãos locais,  acompanhar o desempenho das Subprefeituras, avaliar o cumprimento das ações, planejamentos na gestão exercida pelas Subprefeituras, etc.

Além disso, a Secretaria possui uma estrutura administrativa composta por 4 cargos:

  • Secretário(a) das Subprefeituras;
  • Secretário(a) Adjunto(a);
  • Secretário(a) Executivo Adjunto(a);
  • Chefe de Gabinete.

A SMSUB possui áreas para cada departamento ou assessorias e para saber mais acesse a página com todas as informações: nomes, endereços, e-mails e telefones para contato. Clique no botão abaixo:

Contatos da SMSUB

Qual a função da Secretaria?

As funções da SMSUB são diversificadas, abrangem a fiscalização do cumprimento de leis, execução de obras e conservação de áreas públicas, conforme descrito no site oficial e informado abaixo:

  • Manter a representação do poder público municipal na área geográfica sob sua jurisdição;
    A fiscalização do cumprimento das leis, regulamentos, normas e posturas municipais, notadamente em relação ao uso e à ocupação do solo;
  • A fiscalização de obras e edificações residenciais, instalações de comércio e de serviços de pequeno porte (de até 1.500m²);
  • A conservação de áreas públicas ajardinadas (praças e canteiros), bem como, também terá, agora, incrementado aos seus serviços de limpeza urbana, as atribuições do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), que nesta gestão passam a compor a Secretaria Municipal das Subprefeituras;
  • A execução ou contratação de pequenas obras e serviços públicos de manutenção de logradouros;
  • O acompanhamento e fiscalização dos serviços de zeladoria: limpeza, manutenção e conservação do sistema de drenagem (bocas de lobo, ramais, galerias, córregos e piscinões);
  • O acompanhamento dos serviços relacionados ao pavimento viário, quem envolvem as ações de tapa-buraco e de recapeamento, cuja atribuição é compartilhada com a SPUA (Superintendência das Usinas de Asfalto).

Conforme exposição acima, pode-se perceber que a Secretaria Municipal das Subprefeituras atua em vários ramos. O munícipe ao solicitar serviços no SP156 ou reclamações na ouvidoria e vereadores indiretamente está acionando o serviços da Secretaria. Como todo o Órgão, a Secretaria de Segurança Urbana é instrumento essencial para alcançar e cobrar melhorias na qualidade de atendimento das Subprefeituras.

Mas vamos ao um exemplo prático?

O munícipe solicita no SP156 vários serviços de “Tapa Buraco” em uma determinada rua, e mesmo que o serviço tenha sido executado dentro do prazo, mas apresentar desnivelamento e, por consequência, carecer de recapeamento em toda a extensão da rua, surge daí então a necessidade de execução de uma segunda etapa, ou seja, fotografar vários locais da rua como prova da necessidade de recapeamento e o envio de um e-mail solicitando o recapeamento para os Vereadores, Subprefeitura e também para a SMSUB.

No botão abaixo é direcionado para o site que contem a Lista de Subprefeituras e Secretário da SMSUB, como também endereços, e-mail e telefone de contato.

Secretário e Subprefeituras

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Com a retomada da fase vermelha que abrange a cidade de São Paulo, a Secretaria não está realizando atendimento presencial , porém é possível o contato por telefone ou e-mail.  Em situações normais o atendimento presencial é realizado no endereço abaixo:
Rua São Bento, 405 / Rua Líbero Badaró, 504 – Centro, das 14h às 17h, de terças e quintas-feiras.
Telefone para contato:  (11) 4934-3300, das 7h às 20h, de segunda à sexta-feira.

Acima disponibilizamos o link com a lista de contatos, porém abaixo esta disponível a lista dos principais e-mails:

A Secretaria Municipal tem um papel importante, e infelizmente o munícipe deve recorrer a todos os canais necessários para que alguns serviços sejam realmente realizados. Dependendo do problema ou solicitação essas ferramentas devem ser usadas para atingir o propósito que é a melhoria do bairro.

Faça sua parte, cobre os orgãos competentes para que os problemas não caiam no esquecimento. Lutar para um bairro ou cidade melhor não é um trabalho fácil, é árduo, exige paciência por serem muitas etapas, em contrapartida só assim, cobrando os orgãos competentes é que poderemos melhorar nossa Metrópole.

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