Praças Públicas – Solicite Reforma e Revitalização

0 43

A Prefeitura de São Paulo é responsável por zelar pelas praças públicas da capital, dentre as atribuições da zeladoria estão incluídas lavagem e varrição das calçadas, reformas em geral, ou seja, dos monumentos, bancos e aparelhos de ginástica, prestação de serviços relacionados a jardinagem, pintura, acessibilidade e benfeitorias em geral.

As praças públicas desempenham um papel importante na promoção da qualidade de vida, promovem momentos de lazer, diversão, socialização, além de favorecer a prática de atividades físicas, portanto é fundamental que ocorra sua preservação e conservação. Inclusive é importante que não haja desprezo pela presença dos “espaços verdes” das praças que são pontos relevantes de favorecimento e conscientização no que se refere ao meio ambiente.

A capital paulista possui mais de 5 mil áreas verdes, mas infelizmente poucas estão condicionadas a recepcionar população, o fato pode ser atribuído a várias razões:

  • Destruição do espaço público por terceiros (vandalismo);
  • Pouco ou nenhum investimento do poder público;
  • Apropriação do espaço por pessoas em situação de rua (drogadição).

O munícipe pode e deve sugerir reforma e revitalização das praças, registrando as sugestões no SP156. As solicitações são encaminhadas para Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) e passam por uma avaliação.

Importante frisar que a Coordenadoria de Projetos e Obras analisa as prioridades e o orçamento disponível, é quem sugere ao Gabinete da SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) as prioridades para revitalização de praças na cidade.

Então, mãos a obra, primeiro registre sua sugestão de reforma e revitalização de praças clicando no botão abaixo para ser direcionado no Portal SP156, ou ligue no 156.

REFORMA E REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS

Ao clicar no botão acima, digite seu CPF e senha para entrar no Portal SP156 e preencha os dados necessários, no campo Endereço preencha o endereço da praça e em campos específicos descreva as necessidades identificadas.

Exponha o que achar necessário, como por exemplo a reforma dos bancos, a poda das árvores, reforma das calçadas, a limpeza e reforma dos monumentos (se houver), sugerir melhorias na iluminação da praça, manutenção de aparelhos de ginástica, etc. O prazo máximo de atendimento é de 120 dias.

E se não houver bancos ou aparelhos de ginástica?

É possível que não haja bancos, mesas, aparelhos de ginástica na praça, contudo, havendo interesse, é necessário efetuar o registro da sugestão.

Atenção: A sugestão será analisada pela Subprefeitura da sua região e poderá ou não ser atendida. Tudo irá depender da viabilidade e recursos financeiros e não há prazo de atendimento.

Para registrar no SP156 clique no botão abaixo ou ligue na central 156.

Sugerir instalação de mobiliário

Para agilizar o atendimento, anexe fotos da praça e seja objetivo na exposição, importante a observância da viabilidade de espaço.

O munícipe pode realizar os dois registros no SP156. Na capital há muitas praças abandonadas e que necessitam de revitalização, contudo se há possibilidade de acrescentar algo através de benfeitorias, estas devem ser pleiteadas através de sugestões.

Fiz a sugestão e não foi atendida

Você fez a sugestão há mais de 4 meses e não foi atendido, então é salutar que envie e-mail ou ligue para o SECRETÁRIO da SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) e também para a subprefeitura da região responsável pela manutenção da praça.

A lista de e-mails e telefones de todas as subprefeituras e SMSUB está descrito no próprio site da prefeitura, clicando no botão abaixo.

Equipe da Secretaria Municipal das Subprefeituras

Lembrete: Sempre tenha os protocolos registrados no SP156. O protocolo é o registro e prova de sua sugestão e reclamação. Lembre-se que é fundamental o registro para cobrar os orgãos públicos.

Vereadores

Não esqueça que os vereadores foram eleitos para fiscalizar a prefeitura e atender os anseios do povo, mas antes de pedir apoio aos Vereadores(as) registre no SP156 e encaminhe e-mails para eles, indique os números dos protocolos a respeito da reforma e revitalização da praça. Descreva a necessidade, informe os protocolos, fotos e não esqueça de disponibilizar um número de telefone para contato para que o vereador(a) possa obter esclarecimentos a respeito do caso.

A lista de e-mails dos vereadores(as) está no link abaixo:

CONTATO DOS VEREADORES(AS)


Vamos tornar São Paulo uma cidade mais bonita de viver. Cuidar das praças é fundamental para uma São Paulo melhor para viver e com qualidade de vida.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais