Ponto viciado de lixo e entulho – Um incômodo e risco a população

2 408

Em grande cidades temos problemas em comum, como os pontos viciados de lixo. E o lixo não gera apenas mau cheiro, com ele surgem diversos problemas como: ratos, insetos, entupimento dos bueiros, atrapalha na circulação dos pedestres, escorpiões e até mesmo acidentes. Em São Paulo é normal ver o lixo ocupando parte da ciclovia, faixa de pedestres, calçadas, tirando toda a beleza da cidade e principalmente prejudicando os munícipes. A melhor solução para esse problema é a conscientização da população. Programas de conscientização devem ser motivados nas escolas, propagandas em jornais, revistas e redes de Televisão. Um outro método é a multa, uma forma de punição para os infratores.

Um dos meios de denunciar e resolver esses problemas é registrando no SP156. É necessário solicitar o serviço de Denúncia de descarte irregular para haver uma fiscalização no local, identificar os infratores e aplicar multas. Mas também é necessário realizar as demais denúncias, solicitando em alguns casos instalação de lixeiras na rua (se não houver lixeiras), retirada de entulho, etc. É trabalhoso mas funciona, e lembre-se que os pedidos feitos por diversas pessoas na comunidade pode sim causar um impacto e melhorias na região.

Denunciar descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública

É a fiscalização do descarte irregular de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza de massa superior a 50 quilogramas, em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos. O prazo máximo do atendimento descrito no serviço, antes mesmo de abrir é exibido 60 dias, porém ao abrir a denúncia é estabelecido o prazo de 3 dias. Passando esse prazo descrito e não houver nenhuma mudança, abra um novo protocolo e registre uma reclamação na Ouvidoria, nesse artigo oriento como fazer.

No campo endereço informe o local onde tem o ponto viciado de lixo. Depois preencha de acordo com o fato, se o local é Via Pública, Terrenos ou Córregos. Abaixo preenchi os campos como  um exemplo a ser seguido, mas preencha de acordo com a realidade do local.

A fiscalização não irá remover o lixo do local, apenas identificar os infratores e multar. É necessário realizar esse pedido, pois com a punição o problema pode ou não ser solucionado. Para abrir a denúncia, clique no botão abaixo:

Descarte Irregular de Entulho

Remoção de entulho em via pública

O entulho é outro grande problema na região. Muitas pessoas realizam reforma em suas casas ou apartamentos  e despejam o entulho em qualquer lugar. Não deixe de abrir a Denúncia acima, para haver fiscalização e punir os infratores. Existem locais para realizar o descarte desse material. Este serviço deve ser aberto caso haver materiais despejados na calçada, rua, praças, etc, tais como: (tijolos, concreto, terra, areia, azulejos, madeira, entre outros) de origem desconhecida.
O prazo para realizar esse atendimento é de 3 a 5 dias corridos. Para solicitar esse serviço clique no link abaixo:

Remoção de Entulho

Remoção de grandes objetos em vias públicas

Infelizmente tem muito descarte desse tipo ainda na cidade de São Paulo. Debaixo de viadutos, baixos onde não há denúncias desses pontos viciados de lixo, vai agravando a situação a ponto de descartarem: sofás, colchões, cadeiras, vasos sanitários, misturado com lixo orgânico e entulho. Nesses casos, é necessário Denunciar para fiscalizarem quem são os infratores e também solicitar esse serviço para retirar desses objetos do local. O prazo de atendimento é de 3 a 5 dias corridos. Para solicitar esse serviço clique no botão abaixo:

Remoção de Grandes Objetos

Instalação e remoção de lixeira

Cada caso é um caso, uns problemas são mais difíceis de resolver que outros, e vamos tentando resolver da melhor maneira possível. Alguns pontos pode não haver lixeiras, ou poucas lixeiras e isso aumenta a quantidade de lixo descartado por esse motivo. Se esse for o caso, a falta de lixeiras na sua rua onde há muitos descartes de lixo, solicite a instalação e veja se isso resolve ou diminui. Pensando pelo lado positivo, a instalação de mais lixeiras na rua e bairro pode não resolver, porém mesmo assim ajudaria de um certo modo a população local.
O prazo é de 48 horas para informar o prazo para realizar o serviço. Para solicitar o serviço clique no botão abaixo:

Instalação e remoção de Lixeira

E preste atenção, como existe vandalismos na cidade ou ate mesmo vários pontos onde não há substituições das lixeiras e podem estar danificadas. Nesses casos se tornam inúteis, solicite o Concerto das Lixeiras. O prazo é de 48 horas para informar o cronograma do serviço. Clique no botão para solicitar a reforma das lixeiras.

Conserto de Lixeira

E fica uma dica: Não contrate carroceiros que não são registrados. Existem sim carroceiros legalizados que descartam bagulhos, entulhos nos locais corretos. Quando você contrata um carroceiro para levar o entulho, bagulhos para outro local, não há garantias que vão levar para o local de descarte correto. Eles podem simplesmente descartar em locais onde há ponto viciado de lixo, agravando ainda mais os problemas. Utilize o app como Cataki, para mais informações acesse o site oficial: https://www.cataki.org/pt/
Esses catadores realizam a retirada do material e descartado em pontos legalizados. Existem outros carroceiros esse tipo de serviço, mas evite contratar qualquer carroceiro, isso ajuda muito e São Paulo agradece.

Quem faz a cidade melhor são os munícipes. Temos o poder de tornar nosso bairro, nossa cidade mais limpa, mais saudável, mais humana e até mesmo mais bonita. Vamos exercer nossa cidadania, jogando o lixo no lixo, descartando bagulhos nos ecopontos da sua região.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais