O Bairro Bom Retiro sofre com muitos pontos viciados de lixo e abandono

0 400

Um problema muito comum principalmente no centro de São Paulo é o descarte irregular de lixo. Todo descarte irregular causa grandes danos ambientais, como por exemplo alagamentos, obstrução das calçadas (atrapalhando na circulação dos pedestres) e mau cheiro. Descarte irregular de lixo é crime ambiental e segundo a Secretaria de Segurança Urbana a multa varia de R$ 85,51 à R$ 15.520,00.

No Bairro do Bom Retiro não é diferente, segundo os moradores do bairro, há inúmeros pontos viciados, locais onde há um descaso total da Prefeitura e também a falta de conscientização de alguns moradores e comerciantes locais.  A quantidade de lixo em alguns pontos é elevada e torna impossível a simples ação de andar na calçada. Isso afeta muito a qualidade de vida dos munícipes e gera risco de acidentes, principalmente para idosos, cadeirantes e deficientes visuais. Veja um exemplo na Rua Solon, 1241 no Bom Retiro.

Essas fotos foram enviadas por moradores locais, fotografadas ontem dia 15/12/2020. O problema é constante e o descarte irregular no local é constante e dos mais variados tipos de lixo: orgânico, reciclável, entulho e móveis.

Inúmeros locais como esse e na Avenida do Estado altura do número 200 também estão abandonados. Há caixas d’água, lixo orgânico, sofás, árvore derrubada, e os moradores também informaram que há muitas moscas e mosquitos no local. Uma total degradação do canteiro, registro da falta de interesse da prefeitura em resolver tais problemas.

Veja em vários ângulos a decadência do espaço público, local onde a prefeitura deveria reformar e realizar o plantio de mais árvores, arbustos e gramado.

São notórios o abandono e negligência com o local: muito lixo, árvore caída, entulho, uma grande poça de água suja, barraca de morador de rua, caixa d’água (risco de proliferação do mosquito da dengue), não existe gramado e há muitos anos não tem ocorrido manutenção, segundo informações dos moradores.

A Prefeitura deve zelar pela cidade e o serviço de zeladoria deve ser ampliado, promovendo a segurança, integridade e saúde dos munícipes. O Ajuda SP escreveu vários artigos ensinando como reclamar e cobrar para que as mudanças ocorram.  

Contribua para que o bairro do Bom Retiro tenha esses locais revitalizados e ocorra a fiscalização e a manutenção do pontos de interesse.. Qualquer munícipe de São Paulo pode ajudar solicitando a remoção do entulho e a instalação de lixeiras nas proximidades ou denunciando o ponto viciado. Aqui no AJuda SP Centro temos um artigo ensinando como registrar os pedidos, clique no botão abaixo:

DENUNCIE OS PROBLEMAS DE LIXO

Em caso de flagrante ligue imediatamente no 153. Registre, informe a respeito de carroças ou moradores despejando lixo e entulho em locais impróprios para descarte, porém é de extrema importância o registro no SP156.
Atentem-se aos Ecopontos, há vários pela cidade de São Paulo. Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Aqui nesse link possui uma lista completa de todos os Ecopontos da cidade. Para os moradores do Centro de São Paulo, os endereços dos Ecopontos encontra-se abaixo:

Ecoponto: Glicério
Endereço: Baixo do Viaduto Glicério
Inauguração: 05/03/2009

Ecoponto: Liberdade
Endereço: Rua Jaceguai, Nº 67 x Av. Liberdade
Inauguração: 18/12/2010

Ecoponto: Armênia
Endereço: Rua da Polka, nº 100
Inauguração: 05/07/2011

Ecoponto: Barra Funda
Endereço: Rua Sólon (Baixo do Viaduto Engº Orlando Murgel)
Inauguração: 26/09/2011

Ecoponto: Cambuci
Endereço: Av. do Estado x Av. D. Pedro I x Rua Ibiruba
Inauguração: 16/03/2012

Ecoponto: General Flores
Endereço: Rua General Flores x Rua Javaés
Inauguração: jan/2020

Ecoponto: Bela Vista
Endereço: Rua Quatorze de Julho, altura do nº 360
Inauguração: 03/08/2020

Então atente-se: Quando houver necessidade de descartar algo como armário, cama, colchão, é só levar no ecoponto mais próximo.

Ajude o Bairro Bom Retiro, vamos tornar São Paulo um lugar melhor para viver. Exerça seu papel de cidadão, pois juntos somos mais fortes.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Aceitar Leia mais