Limpeza de bueiros e galerias – Solicite e evite alagamentos

3 136

A causa do alagamento não é necessariamente por falta de serviço da prefeitura. Existe uma parcela de culpa sim, por não estabelecerem um planejamento preventivo mais efetivo, orientação e conscientização da população. Infelizmente grande parte da culpa é a falta de conscientização dos próprios munícipes.

Práticas comuns como jogar lixo nas ruas, entulhos em locais que não há coleta, desenvolvendo vários pontos viciados de lixo e entulho em toda a cidade. Colocar lixo em locais fora do horário de coleta é outro motivo, pois em épocas de chuvas as sacolas são levadas pelas chuvas entupindo os bueiros. Esses e muitos outros motivos, como por exemplo o desmatamento, são problemas impactantes para todos. Mas podemos minimizar esses problemas, fazer parte da mudança que é do interesse de todos, pois alagamentos e enchentes causam danos as propriedades ocasionando em grande prejuízo principalmente para pessoas de baixa renda.

Para evitar esses problemas de tempos em tempos, ou quando observar um local onde a água não esta descendo bueiro abaixo, temos que fazer a nossa parte solicitando no SP156.

Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita

Esse é o primeiro passo, porque não sabemos se há outros problemas e por ser um atendimento relativamente rápido pode evitar futuros alagamentos. O prazo máximo de atendimento é de 5 dias corridos. Dependendo da localidade é realizado o atendimento bem antes desse prazo. Mas fique atento na resposta, acompanhe pois eles podem informar que o serviço foi realizado e não ter feito a limpeza. Então é necessário ligar reclamando ou registrando uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município. Mas vamos a primeira etapa, para abrir o protocolo no SP156 é só clicar no link.

Limpeza de Bueiros e Bocas de Lobo

Reformar galerias de águas de chuvas (pluviais)

A Limpeza e desobstrução de galerias e ramais é a segunda etapa caso a limpeza de bueiro não for suficiente. Geralmente esse protocolo é considerado de segundo nível, você só vai abrir quando for reportado que é um problema na galeria. Quando é finalizado o protocolo de limpeza de bueiro a própria equipe finaliza o protocolo com uma mensagem bem similar a esta:

Prezado (a) Munícipe, a limpeza do bueiro foi realizada dia XX/XX/XXXX, porém, necessita de desobstrução dos ramais, a mesma é realizada pela equipe da subprefeitura. A solicitação deverá ser feita pelo telefone 156, pelo site do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou ainda em alguma Praça de Atendimento das 32 subprefeituras e solicitar o serviço de Limpeza de galeria e ramal.

No caso citado acima, foi finalizado o protocolo informando a necessidade da Limpeza e Desobstrução dos Ramais, sendo necessário abrir o protocolo Recuperar Galerias de água de chuvas (pluviais). Não esqueça de descrever que foi aberto uma denuncia anterior, informando também o número do protocolo da limpeza de bueiro, explicando que a equipe orientou a abertura de Recuperar Galerias. Para abrir esse protocolo clique no botão abaixo:

Reformar Galerias

O prazo máximo desse atendimento é de 7 dias úteis.

Guias, sarjetas e sarjetões – solicitar manutenção

A sarjeta e o sarjetão são canais triangulares destinados exclusivamente para coletar e conduzindo a água da faixa pavimentada e passeio, direcionando para o dispositivo de drenagem, boca de lobo ou galeria. Eles são localizados em algumas esquinas e pode acumular água. Não havendo bueiro no local e acumulando agua gerando ilhas de poças, é necessário solicitar a manutenção das Sarjetas e Sarjetões.

O prazo de atendimento é de 120 dias e por ser demorado é de extrema importância solicitar com antecedência as épocas de chuvas.  Solicite o quanto antes a manutenção clicando no botão:

Guias, Sarjetas e Sarjetões

Lembre-se: Esses serviços são fundamentais para evitar alagamentos e inundações, causando acidentes, doenças, prejudicando o trânsito e principalmente muitas famílias nessa grande Metrópole. Vamos cobrar antecipadamente e evitar esses transtornos. E seja consciente, não jogue lixo nas ruas, isso faz uma grande diferença.

Exerça sua cidadania, vamos cuidar da nossa cidade. São pequenos gestos que pode fazer a diferença.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Aceitar Leia mais