Hospital Pérola Byington – O futuro orgulho do bairro Campos Elíseos

0 913

O Hospital Pérola Byington é popularmente conhecido e reconhecido no Brasil por ser Centro de Referência da Saúde da Mulher, agora sendo construído na Avenida Rio Branco no bairro Campos Elíseos.

Como é de conhecimento de todos, moradores  do bairro Campos Elíseos tem sofrido com os inúmeros crimes, vandalismos e toda a degradação que a presença da Cracolândia proporciona, o projeto PPP Habitacional beneficiou inúmeros moradores e tornou-se um pilar para dar vida ao bairro, mas na verdade teve seu início com a construção do Hospital Pérola Byington.

O Ajuda SP Centro entrou em contato com a Secretaria de Governo e trouxe algumas informações.

A obra teve início em outubro de 2017, porém foi parada devido a problemas com desapropriação de alguns terrenos. A área construída terá 44.523,49 m² e a área do terreno é de 9.802,74 m².

Quadra 36 após a desapropriação
Indicação da área demolida e edificações remanescentes,

A retomada da obra ocorreu em julho de 2019, apesar dos desafios de construir na região, provavelmente não haverá atraso na entrega do hospital que está prevista para junho de 2022.

Após a conclusão da obra ocorrerá a desativação dos setores do antigo endereço, no bairro da Bela Vista e a ativação do novo local será realizada parcialmente, portanto há previsão de ser iniciada no próximo ano.

Mesmo neste período pandêmico que estamos enfrentando por causa do Covid-19, as obras continuam a passos largos, o que é uma boa notícia para o bairro e a saúde pública.

O Pérola Byington da Avenida Rio Branco terá um centro de diagnóstico 60% maior em relação ao atual, quatorze salas de centro cirúrgico e seis salas de cirurgia ambulatorial.

Referência em atendimento ginecológico, oncológico e às vítimas de violência sexual, o local terá, ainda, áreas de medicina nuclear e tratamento de radioterapia para mulheres com câncer. O novo hospital irá oferecer 162 leitos:

  • 10 de UTI + expansão;
  • 20 salas de cirurgia;
  • 40 poltronas de quimioterapia;
  • Um moderno centro de diagnóstico;
  • Biblioteca;
  • Dentre outros serviços.

O hospital terá sete andares e dois subsolos, abaixo está descrito todos os serviços de cada Pavimento:

Com toda certeza o Pérola Byington tornou-se a menina dos olhos do bairro, somado a toda a riqueza e cultura enraizada pela história que ainda vive nos patrimônios históricos.

O bairro é bem localizado, próximo a Estação de trem Júlio Prestes e Luz, metrô Linha Amarela, fator que facilita na locomoção dos pacientes, em um aspecto geral, o bairro proporciona facilidade pela diversidade de opções no transporte público, ou seja, varias opções de linhas de ônibus, metrô e trem.

Para aqueles que optam pelo transporte particular há nas proximidades diversos estacionamentos particulares disponíveis,  como do Bradesco localizado na Av. Duque de Caxias e o da Sala São Paulo na Rua Mauá, assim como também há opções na Alameda Barão de Piracicaba e  na Avenida Rio Branco.

Contudo não se preocupe, conforme informado acima, o Hospital foi projetado para 591 vagas de estacionamento, dentre elas:

  • 22 vagas para motos;
  • 112 vagas para bicicletas
  • 2 vagas para ambulâncias
  • 13 vagas para deficientes (PCD)

Veja as imagens em 3D do novo Hospital foram enviadas pela Secretaria do Governo.

O novo hospital continua com a mesma rotina de entrada de pacientes. Por tratar-se de um Centro de Referência, recebe pacientes encaminhados de toda a Grande São Paulo para tratamentos especializados e não possui Pronto Atendimento.

E você munícipe, o que acha do projeto? Acha que vai beneficiar o bairro e trazer mudanças significativas? Dê sua opinião.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Aceitar Leia mais