Guarda Civil Metropolitana – Solicite Apoio

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A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi criada por Jânio Quadros, onde teve os primeiros formandos em 1986. A primeira turma foi formada por 150 agentes e portavam armas emprestadas pelo Exercito, onde haviam revezamentos dos guardas, pois não havia armas suficientes para atender o efetivo. O lema da GCM: AMIGA, PROTETORA e ALIADA e caracteriza-se pela filosofia de proteção Comunitária, Moderna e Preventiva. De fato a GCM ganhou destaque por ter boa capacidade na mediação de conflitos, interação e boas habilidades de relacionamento com a população.
Não é exagero dizer que as pessoas simpatizaram com a GCM e desde então se tornou parte fundamental para a nossa Segurança Pública da cidade de São Paulo.

Solicitação de policiamento

É possível solicitar policiamento preventivo para a GCM, em pontos de instalações públicas municipais, como escolas, creches, parques, monumentos, etc. Existe um serviço no SP156 e podemos realizar esse pedido, e como é um interesse coletivo da população é recomendado fazer vários pedidos, justificando os motivos.

Ex.: Solicito o apoio nesse local pois há muitos assaltos em frente a Escola municipal, causando medo e insegurança para os funcionários da escola e também para os estudantes. Os horários com maior frequência de assaltos é no período da tarde e necessitamos de apoio urgente.

Acima é apenas um exemplo de uma solicitação. Durante a abertura da solicitação, precisa selecionar o Local da Solicitação. Veja abaixo:

  • Escolas e creches municipais
  • Parques e Monumentos Públicos
  • Outros Equipamentos Públicos Municipais

O prazo de atendimento 11 dias corridos e será analisado pela Guarda Civil Metropolitana. Para abrir a solicitação clique no link abaixo.

Link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?t=624&a=625&servico=819

Sugestão

Tem uma sugestão pra Guarda? Não tem segredo, pode sugerir rondas em determinados locais. Não existe prazo para esse tipo de atendimento, por se tratar de uma sugestão. Porém não deixe sempre que tiver alguma ideia que beneficie o bairro aumentando a segurança, sempre envie suas sugestões, é importante e a Guarda quer ouvir você. Para registrar sua sugestão clique no link abaixo:

Link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?servico=821

Solicitar mediação de conflitos

Esse serviço visa uma solução pacífica para desentendimentos interpessoais, facilitando o dialogo. O serviço mantém o sigilo e a privacidade. Lembre-se que a Guarda está sempre ali para ajudar, e muitas vezes pode ser um meio para solucionar e evitar um grande problema.

Exemplos de conflitos atendidos nas Casas de Mediação: Desentendimento entre familiares, Desentendimento entre vizinhos, Desentendimento relacionado ao respeito à pessoa idosa, Desentendimento relacionado à criança e ao adolescente, Desentendimento referente à perturbação de sossego, Desentendimento em ambiente escolar, desentendimento referente a questões trabalhistas, Desentendimento das relações de consumo, Desentendimento referente à regularização de terras e loteamentos, Desentendimento relacionado à falta de cuidados com animais, Desentendimentos referentes à intolerância.

O prazo máximo de atendimento é de 90 dias corridos. Para registrar é necessário preencher alguns campos como:

  • Casa de Mediação (possui várias, selecione a mais próxima de sua residência)
  • Nome Completo do Reclamado (A pessoa que você está fazendo a reclamação)
  • Endereço do Reclamado
  • Evidências da Reclamação (Fotos, vídeos, boletins, etc)
  • Foto do Documento do Reclamante (O seu documento RG ou CNH)
  • Uma descrição detalhada do problema.

Para solicitar o serviço clique no link abaixo:
LINK: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?servico=3717

Elogio a Guarda Civil

Quer elogiar a Corporação ou apenas o Servidor Público? O serviço de elogio é simples e não tem prazo de atendimento. Preencha o endereço onde o Guarda se encontra: uma base, praça, etc.  E não esqueça de detalhar o motivo do elogio e caso seja destinado a um Guarda Civil, então se possível adicione o Nome do Servidor na descrição. É sempre bom fazer elogios, apesar de estarem cumprindo seu dever, elogios motivam e mostra reconhecimento da população. Então sempre que possível e achar justo, elogie.
Para fazer o elogio clique no link abaixo:

Link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?servico=820

Fale com o Comando Operacional da sua Região

Mesmo fazendo as Solicitações pelo SP156, Elogios, Sugestões, também é possível também entrar em contato com o Comando Operacional da sua região por email. Para cada região Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, temos os comandos. Envie fotos, videos, explique a situação com seus protocolos todos bem detalhados no email. Aproxime-se da Guarda, ela esta presente para ajudar. Abaixo tem os links para cada região. Em cada região tem várias Inspetorias, identifique a que se enquadra na sua região e as informações: Endereço, Telefone e Email.  Clique nos links abaixo de acordo com a sua região:

Guarda Civil Metropolitana – Avisar emergência

Em casos de flagrante delito (agressão, roubo, furto, dano, ameaça, etc.) ou outras situações de risco a segurança, o ideal é ligação. Por ser algo emergencial, necessita de atendimento imediato, e para isso ligue no 153. A ligação pode ser feita por telefone fixo ou celular. Exemplos:

  • Abandono de pessoa;
  • Agressão;
  • Alarme disparado;
  • Ameaça;
  • Apoio a agente público;
  • Comércio irregular;
  • Corrupção de menor;
  • Crimes contra o meio ambiente;
  • Dano ao patrimônio;
  • Desacato a agente público;
  • Descarte de entulho em flagrante;
  • Desentendimento;
  • Extorsão;
  • Invasão;
  • Manifestação pública;
  • Ocorrência em cemitério;
  • Outras ocorrências em escolas;
  • Perturbação do sossego;
  • Pichação;
  • Roubo ou tentativa de roubo;
  • Soltura de balões ou fogos;
  • Tumulto;
  • Veículo abandonado em equipamentos municipais.

Denúncia, Crítica e Reclamação

A Ouvidoria e Corregedoria é um canal direto para denúncias contra ações de Guardas que possam desapreciar a imagem da corporação, comprometendo assim a integridade e credibilidade da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Caso veja qualquer ação questionável, fugindo dos padrões legais, denuncie.
Mas lembre-se, nunca realize uma denúncia falsa ou questionável, principalmente de caráter pessoal, por exemplo:

  • Não gosto daquele guarda
  • Vou denunciar aquele guarda porque fui enquadrado
  • Não gosto da GCM

Falsas denúncias é crime podendo ser plausível de investigação. Denunciar é um direito de todos cidadão mas com veracidade dos fatos, ok? Para realizar uma denúncia pelo SP156, clique no link abaixo:
Link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?servico=822

Para realizar denuncias contra ações antiéticas, abusivas ou corrupta dos Guardas, pode procurar a ouvidoria e corregedoria. Lembre-se de descrever bem detalhadamente os fatos do ocorrido, com o máximo de informação possível. Os endereços da Ouvidoria e Corregedoria estão abaixo:
Ouvidoria
[email protected]

Corregedoria
[email protected] ou
[email protected]

 

Referências: Corregedoria | Ouvidoria| Secretaria de Segurança Urbana

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