É muito comum a falta de luz nas ruas em vários pontos da cidade. Também é um risco para nossa segurança pois lugares escuros podem aumentar a incidência de assaltos e também aumenta o risco de acidentes. Não é incomum esse problema em qualquer cidade e também são atendimentos que geralmente resolvem rápido, porem para uma solução rápida é necessário a ação do munícipe.
É possível fazer as denúncias de duas formas: ligando para Ilume ou pelo aplicativo.
Ligue na ILUME: 0800-779-0156
O App Ilumina SP é bem fácil de usar, apenas mantenha o GPS do seu celular habilitado. Feito isso você simplesmente insere os o endereço e especifica se esta com problemas nas lâmpadas: faiscas, apagadas, pouca iluminação, etc. Baixe o aplicativo:
O aplicativo é muito simples e intuitivo de usar, o atendimento geralmente é rápido e o número de protocolo é enviado via SMS. Ao abrir o app Ilumina SP, vai deparar com essas telas:
Insira o endereço complexo com número, informando o local exato onde as lâmpadas estão apagadas e clique em próximo. Também é possível usar o GPS, ligue o GPS do seu smartphone e pra isso precisa estar no local exato onde ocorre a falta de iluminação. Selecione a opção Preencher endereço da localização atual do mapa e clique em próximo. Vejo o exemplo abaixo:
Agora é selecionar que tipo de problema ocorre. O app Ilumina SP é bem intuitivo, porém precisa ser preciso pra selecionar o problema. Sendo 1 lâmpada com problema marque essa opção, se for várias selecione Diversas Lâmpadas. Veja as opções abaixo:
- Diversas Lâmpadas apagadas em sequência
- Diversas Lâmpadas acesas ao dia
- Fio/Cabo – Faiscando/Fogo
- Lâmpada Fraca
- Luminária Caída
- Uma Lâmpada acesa ao dia
- Uma Lâmpada Apagada
No exemplo abaixo a denúncia é de Diversas Lâmpadas Apagadas em Sequência. Após selecionar o problema clique em próximo.
É bem simples, nessa etapa é exibido seus dados pessoais. Atualize alguma informação se necessário, como telefone ou email, clique em próximo. Por fim, selecione o Nível de acesso ao Poste, se não souber marque Não especificado e clique em próximo, conforme exemplo abaixo:
Estamos na etapa final, clique em Enviar Notificação, em seguida será informado o protocolo registrado. Você pode printar esta tela no seu celular e guarda para acompanhar a etapa. Também é enviado o protocolo por SMS, o recebimento é imediato.
O prazo de atendimento das reclamações é de 24 horas, podendo se estender para 48 horas em alguns casos. Caso a solicitação de reparo não seja atendido, envie um email para [email protected] reclamando que sua solicitação não foi atendida e não esqueça de informar telefone para contato, numero da solicitação, data e local.
- Dica: Sempre é bom guardar esses protocolos para registrar futuras queixas caso o problema seja recorrente. A iluminação pública é essencial e também responsável como uma medida preventiva na criminalidade da região, também a iluminação previne acidentes.
Vamos fazer de São Paulo um lugar melhor, iluminado, seguro para todos. São Paulo, uma metrópole que necessita de cuidados. Faça parte disto, exerça sua cidadania.
1 comentário
A Rua Antônio Estigarribia, no Bairro do Limão, está sem luz na rua desde o dia 28, quinta-feira a noite. Liguei no 156 e nos prometeram de q em 24 hs, estaria resolvido o problema. Deu 72 horas e nada.
CEP: 02556-030