Estacionamento em via pública – Solicite, desative ou solicite mudanças

0 39

Alguns munícipes podem perguntar: Porque temos que sugerir a ampliação de estacionamentos em vias públicas ou a sua modificação?
A via por ser pública nos garante o direito de estacionar em qualquer local?
  Com o crescimento populacional, consequente e naturalmente houve um considerável aumento de veículos, em contrapartida as vias públicas (rodovias, avenidas e ruas) não cresceram na mesma proporção.

Na capital onde há grande circulação de veículos, transporte público e pedestres, deslocando-se para diversos distritos, resulta em grande procura por vagas nas vias, tendo em vista a facilidade e muitas vezes pela gratuidade. O cidadão estaciona seu veículo e em um momento de lazer ou trabalho por curto períodos ou as vezes por horas, e essas pessoas que ocupam a via por um longo período prejudicam aqueles que desejam estacionar brevemente, a julgar pelo fato de que perdem espaço para aqueles de fazem o uso abusivo daquele espaço, provocam efeitos negativo, pois a demanda de veículos é muito superior ao espaço que temos.

Não podemos esquecer que as referidas vias são bens públicos de uso comum, todos tem direito a ocupá-la nos limites das normas.
Como administrar isso para que todos possam usar de forma justa e limitada? A forma mais pratica é a Zona Azul, equilibrando e limitando o tempo de permanência no local ou, se houver necessidade de estacionar o veículo por horas ou dias, o mais indicado é deixar o veículo no estacionamento particular.

Se um local é um ponto contumaz de altas demandas, difícil de encontrar vagas, você mesmo pode solicitar através do SP156, solicitando a CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, para analisar a possibilidade de implantar a Zona Azul, analisar a necessidade de embarque e desembarque dentre outros estudos técnicos que favoreçam a melhor ocupação do espaço público.

Sugerir criação e ampliação de estacionamento de veículos em vias públicas

Nesse serviço o munícipe pode sugerir uma vistoria da CET para avaliar a possibilidade de implantar a Zona Azul, necessidade de área para embarque e desembarque ou de carga e descarga, etc.

Quando o munícipe perceber a necessidade e atender os requisitos:

  • Área comercial com necessidade de rotatividade de estacionamento (implantação de zona azul);
  • Dificuldade de estacionamento/parada em algum horário/dia da semana específico;
  • Necessidade de área para embarque e desembarque ou de carga e descarga, etc.

A avaliação é solicitada no SP156, clicando no botão abaixo:

AMPLIAÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Primeiramente informe o endereço exato do local onde acredita existir a necessidade de implantar ou ampliar o serviço de estacionamento na via pública.

Atenção: Preencha os campos atentamente, com todas as informações possíveis. Informe precisamente se o local possui muita rotatividade ou interesse comercial. Locais onde há shoppings, cinema, muitos comércios, supermercados/hipermercados, pontos turísticos, praças, etc.
O serviço também pode e deve ser utilizado quando é utilizado constantemente para estacionar carros de passeio e há necessidade apenas de carga/descarga ou embarque e desembarque, contudo a precisão nas informações é fundamental, há necessidade descrever claramente o motivo.

Preencha os campos abaixo e por fim, descreva o máximo de informações possíveis e não esqueça com clareza e objetividade.

Por fim, ao clicar em Continuar é possível anexar fotos ou vídeos do local.  Ao finalizar a CET tem o prazo máximo de 60 dias para avaliar com uma resposta, se aprovado a implantação não possui prazo, pois diz respeito a um projeto realizado pela CET.

Vaga de estacionamento na via – solicitar desativação ou modificação

Da mesma forma que podemos solicitar a implantação de um estacionamento na via pública, o inverso também pode e deve ser solicitado. Quando a vaga de estacionamento tiver pouca ou nenhuma utilização para estacionamento/parada ou sinalizada com zona azul é possível solicitar a desativação ou a modificação do estacionamento.

O serviço é solicitado no SP156, clicando no botão abaixo:

Solicitar Desativação ou Modificação

Diferente da solicitação de ampliação de estacionamento em via pública, o preenchimento é mais prático por contar menos campos a preencher, mas não se esqueça,  informe com precisão e clareza as informações, conforme solicitado no serviço.

Ao preencher e descrever clique em “Continuar”, se houver fotos e vídeos é possível anexá-las antes de finalizar o registro. A CET fará uma análise da sua solicitação e o prazo de atendimento é de 60 dias corridos para aprovar ou recusar a solicitação, porém não inclui o prazo de implantação do projeto, já que a CET irá elaborar o projeto.

O munícipe deve participar das mudanças e melhorias da capital.
As solicitações favorecem o interesse coletivo, a ampliação ou desativação das vagas nas vias públicas são benfeitorias que melhoram a rotina de todos. Participe ativamente das mudanças, contribua com a causa, ajude São Paulo ser um lugar melhor .

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Aceitar Leia mais