Ajude a revitalizar o Campos Eliseos – Pedido de desapropriação das Quadras 37 e 38

0 325

O AjudaSp Centro vem solicitar o seu apoio, mesmo que você não seja morador do bairro Campos Eliseos, para registrarmos um pedido a desapropriação das Quadras 37 e 38 ao Ministério Público. Mas antes gostaria de explicar o motivo dessa mobilização.
Foi iniciado há alguns anos atrás o projeto na Quadra 36 para dar início a construção do Hospital Pérola Byington, especializado na saúde da mulher, e de extrema importância para revitalizar o Bairro Campos Eliseos.
Outro marco importante foi a construção dos Prédios Habitacionais do Complexo Julio Prestes I e II e não podemos esquecer da Creche com capacidade para 198 crianças. Esses projetos tem o foco de revitalizar o centro, cedendo espaço para pessoas de baixa renda realizarem o sonho da casa própria.
Há alguns meses atrás foi descoberta uma estratégia para burlar a segurança na região, alguns meliantes deturpavam as revistas que são realizadas diariamente, escondendo drogas em um buraco no Atende II, na Rua Helvetia número 44.
Recentemente foi desativado o Atende II e retirado os containers, dando continuidade no processo de revitalização que significou uma pequena evolução.

E os moradores das pensões?

Muitos moradores que residem nas pensões das quadras 37 e 38 recebem ou receberão auxilio aluguel que pode ser provisório ou continuado, há avaliação familiar individual e o valor do auxílio é de de R$ 400,00 reais, portanto garante condições para que seus beneficiários busquem novos locais para morar.
O anúncio para os moradores das pensões já foi realizado há alguns anos, todos sabiam do projeto e esses mesmos moradores poderiam se inscrever nos programas habitacionais como CDHU e PPP Habitacional, assim como qualquer cidadão, importante observarmos que tiveram tempo de sobra para planejarem e mudar sem sofrer pressões.

Há quem alega que essas pessoas tem o direito de morar no centro, mas o direito deles é o mesmo que os demais. Em São Paulo existem milhões de pessoas que residem em bairros mais afastados e isso não diminui em nada o valor social de seus lares.
Muitos munícipes moram longe do centro por escolha própria, por motivos diversos:

  • Não se adapta em condomínio.
  • Amigos e parentes moram no bairro.
  • Qualidade de vida.
  • Aluguel com valores acessíveis
  • Dentre outros motivos.

Nada justifica os munícipes rejeitarem a mudança, inclusive com o auxilio que o governo já paga. Cada um vive de acordo com o que pode pagar, é uma realidade que todos vivemos. Cabe destaque o fato de que muitos daqueles albergues são invadidos, ou seja, estão saindo por ordem judicial e não cabe discussões.

Como posso ajudar?

É possível ajudar, mesmo não morando na região. Há muitas forças na região que deseja a permanência da situação atual, ou seja, não querem o fim da cracolândia. Muitas Ongs ou movimentos ativistas pró cracolândia, lutam incansavelmente pela permanência da cracolândia, pressionando a Prefeitura, a Secretaria da Habitação para firmar a permanência dos usuários de drogas nessa região. Inclusive os próprios moradores do Complexo Julio Prestes nunca viram nenhuma atividade dessas pessoas a favor  os moradores de rua, o  foco deles é simplesmente atacar a Segurança Pública: Policia Militar e a Guarda Civil Metropolitana, com denuncias caluniosas e dessa forma tirar o foco dos crimes que ali ocorrem.
É possível sim ajudar solicitando apoio do Ministério Público (MPSP). O AjudaSP escreveu um artigo como Denunciar para o Ministério Público. Clique aqui para entender como funciona e como registrar sua denúncia.

Solicite o apoio do MPSP para intervir e cobrar a Secretaria da Habitação e Prefeitura de São Paulo a acelerar o processo de desapropriação e de demolição das Quadras 37 e 38. Isso irá contribuir e muito para otimizar o processo de revitalização do bairro Campos Eliseos e devolver os direitos dos moradores do bairro. Direitos estes negados como por exemplo:

  • Qualidade de vida.
  • Direito de circular livremente pela rua como pedestre ou com veículo.
  • Mais segurança na região.
  • Direito ao sono tranquilo.
  • Direito de ruas e calçadas limpas.

Vamos Ajudar São Paulo a se tornar uma cidade melhor. Direitos e Deveres devem ser de todos. Os moradores do Campos Eliseos, Luz e Santa Cecilia precisam da sua ajuda para a revitalização acontecer. Vamos juntos contribuir para uma cidade melhor.

Referências: Plano Diretor das Quadras 37 e 38 | Hospital Perola Byington | Ação da PM na Atende II

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Aceitar Leia mais